Salsa

Origem da Salsa

salsa-gdA salsa é uma mistura de músicas caribenhas surgida nos anos 60, em Cuba, mais precisamente em Havana nos famosos Cabarés. Ela surgiu logo após a banda “La Sonora Matancera” sair de Cuba, durante a revolução e se instalar no México. O nome salsa foi dado pela banda cubana em que salsa, em castelhano, significa “tempero”. A salsa é uma combinação de ritmos afro-americanos, como o son montuno, o mambo, o cha-cha-cha, a rumba cubana, a ábomba e a plena, originário de Porto Rico e ao samba brasileiro. O ritmo também recebeu influências do merengue da República Dominicana, do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana e do reggue jamaicano. Versátil, a salsa hoje absorve cadências mais recentes como o rap e a música eletrônica.

A dança chegou em solo americano no início dos ano 70, em Nova Iorque, e se espalhou nos EUA e Porto Rico, posteriormente chegou a outros países de língua espanhola. Nos anos 80, a salsa foi dominada pelo merengue da República Dominicana e pela música disco. Nessa época houve uma mudança no ritmo. Surgiu uma nova geração de músicos, que transformaram o cenário da música latina e criam a chamada “salsa erótica”, trazendo uma nova atenção ao gênero. No ano 2000, surge no Brasil a primeira companhia especializada em salsa que, em 2001, cria o Encontro Nacional de Salsa, evento que acontece todos os anos e que se transformou no Congresso Mundial de Salsa do Brasil.

Característica da Dança

A maneira de dançar a salsa foi se transformando conforme foi chegando às cidades do oriente, com os movimentos mais suaves. O cavalheiro mantém a mesma postura do ritmo son montuno, apenas alterando da extremamente inclinada por uma mais moderada. Nesta época, uma característica fundamental desta dança era o movimento da caixa torácica, que se inclinava para esquerda

Em Havana, também aconteceram algumas transformações: a dança passa a adquirir outras características e influências. Uma vez que a música ganha diversidade, a dança evoluía paralelamente. Assim, começaram a parecer os primeiros movimentos com giros. Na salsa, existem movimentos importantes para quem prefere dançar sozinho, ou para aqueles momentos em que os casais dançam separados, que se chama “shine”. Essa variação é o estilo para se dançar solto envolvendo técnica, ritmo, equilíbrio e aprendizado corporal.